segunda-feira, abril 16, 2007

O TUMULO PERDIDO


Para quem ontem viu a Sic mais oumenos à hora das telenovelas, passou um documentário polémico sobre a descoberta do alegado tumulo de Cristo.

"O documentário levanta questões muito delicadas e polémicas para os cristãos. Produzido pelo celebrado cineasta James Cameron, reivindica a descoberta do túmulo da família de Jesus Cristo, em Jerusalém. No túmulo encontravam-se os ossários do próprio Cristo, de Maria Madalena e Judas, filho de ambos. Os ossários foram descobertos em 1980, durante as obras de construção de um complexo de apartamentos e entregues à autoridade israelita das antiguidades. Mas só agora foram estudados e identificados como sendo da família de Cristo. Não é a primeira vez que se alegam relações maritais entre Cristo e Madalena. Mas é a primeira vez que se alega a descoberta dos ossos da família. O argumento central é simples: a identificação de um dos ossários é do próprio Cristo. Como os judeus eram sepultados em criptas familiares, os restantes ossários naquela cripta são de familiares. Recorrendo a análises de ADN e outros métodos científicos os autores tentam provar o relacionamento familiar dos sepultados e a identidade do ossário Maria, mãe de Jesus e vários irmãos de Cristo. O documentário refere ainda que nos arredores de Jerusalém perto da cripta da família de Jesus, foi encontrada a cripta de Caifás e um ossário de Simão de Cireneu, pelo que a descoberta da cripta de Jesus não é um acontecimento inverosímil. Só que em relação aos restantes não se coloca o assunto da ressurreição. Os autores dizem não questionar a ressurreição de Cristo. Mas se os restos mortais encontrados são mesmo de Cristo quer dizer que ou não subiu ao céu, ou se subiu: foi apenas o espírito e não o corpo. E, essa não é bem a história contada pelos evangelhos. Daí a polémica. O ADN e a ciência em potencial confronto com a fé. "
Que pensas disto???

4 Comments:

Blogger f said...

Porque não haverá de ser um corpo, do próprio Jesus Cristo...a imortalidade...como sabem não se traduz em formas fisicas... e mas...:-)tb...

Não me deixa confuso...quanto a possibilidade de Jesus ter tido uma relação da qual possam ter resultado filhos...q eventualmente Jesus possa ter tido... tudo isso é o mais provável...afinal ele foi humano... viveu...como todos os homens... um homem para nós...ou para mim... Especial é certo...mas nem por ser especial deixou também de ocupar o Seu Lugar...no meio do homens...sendo um Homem... fê-lo de tal maneira que hoje ainda se discute sobre...

qto ao facto das ossadas... e à questão da ressurreição... eu pergunto...para que servirá um corpo...qdo se navega para além... espaço tempo... e se assume outras precepções... por assim dizer...tudo para onde aponta a Sabedoria...ensinanos no sentido contrário... pelo reconhecimento da transcendência da própria dimensão material...que é então apenas uma peça do Puzzle...

Jesus é sem dúvida alguém mto especial...mesmo depois de + de 2000, após a sua morte...ainda há um reconhecido interesse qto a sua vida...qto ao homem que em tempos animou aquele corpo que agora dizem ter encontrado.

4:59 da tarde  
Blogger pasta38 said...

corroboro inteiramente a opinião do onoff. Só gostava, a ser comprovada a descoberta, que dela não fizessemos mais um "hipermercado", com bilhetes e merchandising à entrada.

Sempre em Luta.

5:31 da tarde  
Blogger f said...

O Episódio da Ressurreição pode mto bem ter acontecido... pelo simples facto de haver um corpo agora como prova...

Alguém que se emancipou em muito aos milhares de humanos de eras e eras...e ainda hoje é...podia muito bem ter...ressuscitado...pelo tempo que assim quis... e qdo decidiu abandonar seu corpo...assim o fez deixando como todos nós...o corpo...a marca inequivoca da existência...como a vemos!!!

5:34 da tarde  
Blogger dubbini said...

nao acredito em religião, mas simpatizo com a budista. quanto a esta notícia, parece-me mais uma forma de lucrar com os fiéis. mas o meu personagem de ficção favorito continua a ser o surfista prateado.

9:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home