domingo, setembro 16, 2007

e-drugs? vislumbre futurista?

I-Doser é um software que promete fazer sentir sensações físicas e estados alterados de consciência através de determinados sons que afectam o cérebro.

Segundo os responsáveis do site i-doser.com, as músicas foram compostas através da técnica dos “Binaural Beats”, em que dois tons sonoros de frequências parecidas chegam ao mesmo tempo a cada ouvido e geram um novo tom subsónico (abaixo da velocidade do som). Este tom subsónico, resultante da diferença entre as duas frequências altera a consciência do ouvinte.

Os variados sons “imitam” desde uma euforia intensa até um estado de sonolência. Os seus efeitos são os mais variados e o seu funcionamento depende de como está e se sente o ouvinte no momento da audição, dizem que existe um grupo restrito de pessoas "imune" a esta técnica.

Já é de conhecimento público que o cérebro humano emite determinadas ondas cerebrais e dependendo da frequência destas, o nosso comportamento e percepção do ambiente mudam. E alguns dos equivalentes reais destas "experiências" seriam atingidos com o uso de drogas e de determinados medicamentos, ilegais ou não.

Este fenómeno natural foi descoberto por Heinrich Dove em 1839. Trata-se do Som Binaural: dois sons de frequências similares misturam-se e criam um terceiro, com uma frequência intermediária:

0.5 - 1.5 Hz – Libertação de endorfina, que relaxa e dá prazer.
0.9 Hz – Sensação de euforia.
2.5 Hz – Produção dos efeitos dos opiáceos e endógenos (anestésicos e ansiolíticos).
4.0 Hz – Libertação de encefalina, narcótico com efeitos similares aos da morfina e heroína.
10 Hz – Libertação de serotonina, estimulante que melhora o humor.
14 Hz – Provoca o estado alerta e a concentração.
20.215 Hz – Efeito similar ao do LSD.
30 Hz – Efeito da marijuana.
33 Hz – Provoca hipersensibilidade.

Alguns requisitos para uma utilização correcta:
Ouvir com os olhos fechados;Estar num um local escuro, sem muita movimentação, para que se não seja incomodado;Usar auriculares de qualidade, regulados num volume mediano, nem muito alto nem muito baixo, apenas para sobrepor os sons externos;Relaxar ao ouvir o som ou então concentrar-se nos ruídos.

Relatam os criadores do I-Doser que o seu uso não provoca nenhum dano à saúde física, como as drogas. Porém a mistura (dos sons) ou o uso de forma inadequada pode causar efeitos "indesejados". Não deve ser escutado na companhia de amigos/parceiros pois pode causar relações não desejadas, causando constrangimentos futuros.

“É possível que esses sons façam o que prometem. Sabemos que há uma série de estímulos que alteram o mecanismo cerebral, como acontece com a hipnose. Mas ainda é cedo para sabermos as consequências desse tipo de experiência na Internet, já que é algo muito novo”, afirmou Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) especializado no tratamento de dependências.


Vai um estado alterado de consciência?

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

vou ver no que dá

1:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu tb

2:17 da tarde  
Blogger ...QUE VOA... said...

dá e de caralho!

1:22 da manhã  
Blogger f said...

qualida(de)vida 1:22

Sua...agricula!

Tecnologia...obra do clandestino...em vez de cosas naturais nascidas criadas... e corrompidas...pelos elctromagnéticos homes...em queda... apoiada empurrada...pelos utópicos...em prol da UTÓPIA...ahhhhhhhhhhh deixa-me rir...(ondé que já oubi isto)

é... a utópia tb é electromagnética... e Ela própria só existe porque os nossos "Brain´S" pensam... ehhhhh pouco...mas pensam... e o pensamento são ondas cerebrais...né...

venham daí as E-Mega Doses mazé!

10:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"as E-Mega Doses mazé" estão disponíveis por download no Emule, em ficheiro mp3... para os mais utópicos... parece que a natureza tb evolui, pois através da inteligência humana "cria" tecnologia, talvez seja esta a utopia da Mãe-Natureza, criar tecnologia através dos seus filamentos sem raízes: o Homem por acaso vem da terra? tem raízes? parece que a tecnologia tb vai evoluindo, aperfeiçoando-se... assim, parece, que tb nasce, cresce e... só a Natureza sabe! hihihi... NA FILA DA FRENTE DA REVOLUÇÃO COM CARTAZ NA MÃO -o megafone leva o zecame- A INFORMAR: SEMPRE NA LUTA. beijos.

5:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

PORRRA

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORRRA

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORRRA

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORRRA

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

PORRRA

11:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O BOTÃO TÁ ENCRAVADO...ERA SÓ UMA VEZ PORRRA ÁS 11:57 DAHH

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Publicidade enganosa? Estratégia de marketing? Ahhh... pois... botão encravado!
abraço
abraço
abraço
abraço
abraço
abraço

abraço encravado...

10:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tenho um studio no carro, e a menor frequencia é 10HZ a 20Khz.

165DB SPQL....

7:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home