terça-feira, maio 18, 2010

War Toy On My War: The story of an anti-monument.

No ano lectivo 2009/2010, a autarquia famalicense abraça a proposta do Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional Portugal para integrar dentro da panóplia de actividades que oferece aos estabelecimentos de ensino do concelho, o dossier: “Educar para os direitos Humanos”, tornando-se assim pioneira numa parceria deste tipo.

Em torno de um desassossego profundo, confrontado com a ramificação da violência pelo mundo, a campanha levada a cabo pelo Núcleo de Crianças da Amnistia Internacional – Portugal, sedeada em Vila Nova de Famalicão, em parceria com o Departamento de Cultura, Turismo e Freguesias do Município de Vila Nova de Famalicão, fez nascer o projecto artístico de Alexandre A. R. Costa com a colaboração de Jorge F. Santos: o “Anti Monumento à Guerra”.

É que fazendo parte integrante do dossier trabalhado com mais de 4000 crianças e jovens encontrava-se a campanha: “A guerra não é um brinquedo”. Paulo Cunha, Vereador dos Pelouros da Cultura, Turismo e Freguesias abraçou esta iniciativa sendo um forte alicerce para a sua concretização.

A estratégia utilizada passou pelo recurso às Crianças Soldado, uma realidade em países como a Serra Leoa, a República Democrática do Congo e a Libéria. Procurou-se levar à comunidade educativa e ao seio familiar a discussão e reflexão sobre o tema da violência e uso de armas; difundir a mensagem de que “A guerra não é um brinquedo”, incentivando os pais a não oferecerem brinquedos bélicos aos seus filhos; realçar o importante papel das comunidades educativas e da família na transmissão de valores de respeito e solidariedade às crianças; consciencializar, através da reflexão, do papel que os brinquedos desempenham no desenvolvimento da criança e na construção da sua personalidade; proporcionar às famílias e às crianças um papel interventivo na prevenção da violência armada, através da participação na construção de uma escultura pela Paz sensibilizando o grande público para a mesma questão, através da construção de uma escultura simbólica pela paz.

A intenção da activista, apoiada inteiramente pelo Vereador Paulo Cunha, foi a de minimizar a violência ao incentivar as crianças a participarem activamente na campanha entregando os brinquedos bélicos que possuíam contribuindo, deste modo, para a concretização do “Anti Monumento à Guerra”.

No âmbito da comemoração dos 50 anos da Declaração dos Direitos da Criança e dos 20 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (20 de Novembro de 2009 a 20 de Novembro de 2010), é criado no Parque da Juventude de Vila Nova de Famalicão o 1º Anti Monumento à Guerra Europeu.
A este evento associa-se a Plataforma comemorativa do referido aniversário, cuja missão visa especificamente o fomento de uma nova cultura da criança fundada no seu reconhecimento como sujeito de direito. Integram-na: Amnistia Internacional Portugal, Assistência Médica Internacional (AMI), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Cruz Vermelha Portuguesa, Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), Instituto de Apoio à Criança (IAC), Fundação do Gil, Fundação Pro Dignitate, Oikos - Cooperação e Desenvolvimento, Instituto Português da Juventude (IPJ) e Associação Margens.

PROGRAMA

DIA 20.05.2010 [QUINTA-FEIRA]

15h30 - Início da Acção «War Toy On My War: The story of an anti-monument» com diversos Workshops onde são exploradas metodologias artísticas de desmontagem, destruição de brinquedos bélicos.
--
16h15 - Degustação de um brinquedo bélicos em versão "doce".
--
17h - Performance "Cilindro 1,38mt de rolo, 4ton de peso em operação".

Rua Padre Benjamim Salgado (entre o Parque da Juventude e a Escola Secundária Camilo Castelo Branco).
--
17h30 - Recolha, transporte e depósito da fragmentação de brinquedos bélicos junto da obra/Anti-Monumento à Guerra.

DIA 21.05.2010 [SEXTA-FEIRA]

17h50 - Inauguração da obra/Anti-Monumento à Guerra.
--
23h - Visita nocturna à obra/Anti-Monumento à Guerra.

Parque da Juventude - Vila Nova de Famalicão

1 Comments:

Anonymous pasta7 said...

muitos parabéns pela iniciativa, construtora de um mundo mais pacifico.

1:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home