sábado, fevereiro 24, 2007

Chimpanzés vistos a caçar com lanças de madeira

Já vimos imagens deles a utilizarem pedras para partir nozes e tirar lá de dentro o miolo calórico. Ou a beberem água por uma folha ou a raparem um galho para fazer um apanhador de formigas. O que ainda não se sabia é que os chimpanzés também fabricam lanças de madeira, que usam como armas de caça e não para fins bélicos.

Seguem até cinco passos na construção das lanças. Partem um ramo de uma árvore. Removem-lhe os ramos mais pequenos e as folhas. Ou afiam a ponta do ramo com os dentes. Dois cientistas observaram-nos nas savanas do Senegal, em Fongoli, entre Março de 2005 e Julho de 2006, e documentaram dez animais a fabricar 26 lanças de madeira.
Chimpanzés e humanos também ficaram um pouco mais próximos. Sabemos que as ferramentas fazem parte dos vários modos de vida dos chimpanzés, desde que, na década de 60, a primatóloga americana Jane Goodall descobriu, na Tanzânia, que usavam nervuras das folhas para apanhar térmitas. Sabemos que transmitem esses conhecimentos às gerações, por isso, tal como nós, são detentores de uma cultura material. Agora acabámos de descobrir que as armas de caça não são exclusivas da espécie humana. Estaremos a ver-nos ao espelho?
Teresa Firmino
in:Público