Myanmar ou Birmânia - A paz podre
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXv86pYqqN2N8HV1gXZ2OKEbjiKfcTZOCyb016NS-IreFXJM1UzADS9rrzbhZ0eYwdKdgXz60B5Jfrt68TA-l1SlNfD_Vil4-o0tMfjRSbuTUqyBY8RtK-AkfUJmvj71c-11wQ/s320/map-myanmar.jpg)
A gota de água para as últimas manifestações foi o aumento do preço dos combustíveis, decretado pelo Executivo a 15 de Agosto. Aos primeiros protestos, as autoridades feriram gravemente três clérigos, o que provocou a fúria da comunidade budista. Os líderes religiosos apontaram o dedo ao uso despropositado da força e exigiram um pedido oficial de desculpas, que nunca aconteceu. e o rastilho voltou a acender-se. A Birmânia vive em ditadura militar há 45 longos anos, com a tradicional resistência dos monges e da classe política. Aung San SuuKyi, líder da oposição democrática, passou 11 dos últimos 18 anos presa - apesar de ter ganho o Prémio Nobel da Paz em 1991.
A China, principal fornecedor de armamento à Junta, vetou as sanções da ONU contra o seu aliado no Sudeste Asiático. Segundo muitos comentadores políticos, o império do Meio tem-se revelado o maior entrave à pressão internacional pela mudança. O facto é que, dois meses depois dos primeiros protestos, já a convulsão birmanesa deixou de estar na agenda do dia. Ainda não foi desta, pensarão os monges. É que a paciência, mesmo para os budistas, há muito que se esgotou.
R.J.R.
2 Comments:
Sempre em luta!!!
e assim vai o mundo...
quando o poder que governa o mundo é o económico, poder ditaturial, porque não eleito,quando este compra as armas e o medo, quando as potências se temem umas às outras pelo zelo dos lucros dos seus mercados... esperar o quê? As Nações Unidas, neste momento, não passa de um navio fantasma, de um reflexo ilusório, de um espectro podre que ocupa o espaço de Novas Ideias para o mundo...
máquinas de guerra, defesa internacional das interesses nacionais e particulares... safodam os monges... assim estamos! sempre?
Enviar um comentário
<< Home