quarta-feira, julho 29, 2009

O PSD é mais despesista do que o PS

... segundo um estudo do professor Ricardo Reis. Os governos de Durão Barroso e de Pedro Santana Lopes foram os que mais contribuíram para o aumento da despesa do Estado.
Há nove anos Cavaco Silva referia-se às despesas do Estado como o «monstro incontrolável» que não pára de crescer.
Um estudo hoje publicado no jornal i da autoria de um professor da Universidade de Columbia tenta saber quem foram os mais gastadores.
O Estado português consome hoje mais do dobro do que consumia há 23 anos e pelas contas do professor Ricardo Reis foram os governos de Durão Barroso e de Santana Lopes os mais despesistas.
Leiam os meus lábios não vou subir os impostos. A História demonstra que a promessa é sempre levada pelo vento. Este ensaio prova isso: sempre que sobe a despesa pública, o governo, qualquer um, compensa com aumento da carga fiscal.
O ensaio de Ricardo Reis, que o jornal i destaca na edição desta manhã, também desmistifica preconceitos.
Doutorado em Economia pela Universidade de Harvard, Ricardo Reis fez a média do consumo do Estado dos últimos 24 anos.
Durão Barroso e Santana Lopes foram os mais despesistas. Pode argumentar-se que assim foi devido aos compromissos de Guterres, mas o aumento acontece sobretudo no final de mandato com Bagão Félix na pasta das Finanças.
Ricardo Reis, professor em Macroeconomia na Universidade nova-iorquina de Columbia ressalva que não se devem tirar conclusões demasiado fortes, mas as médias dão pistas e dão que pensar.
Resumindo em frases soltas estando o PSD à direita devíamos esperar uma menor intervenção do Estado e uma menor despesa, o que surpreende nos números é que o contributo do PSD para o monstro da despesa pública é quase o dobro do do PS.
Na análise dos últimos governos, desde a maioria absoluta de Cavaco, se for colocado de lado o esforço para combater a crise no primeiro trimestre deste ano, são os ministros socialistas Campos e Cunha e Teixeira dos Santos os únicos a conseguir reduzir o tamanho do monstro.
Outros dados do estudo: as maiorias absolutas gastam menos do que os governos minoritários. A explicação possível é de que os minoritários cedem a mais interesses e têm menos poder para com a Administração Pública.

in: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1319448

5 Comments:

Blogger hugo37 said...

Meu...chega a altura das eleiçoes e o blog vira isto.......tudo bem, é só a minha opinião.
Já agora, e falando de opinioes, como n podia deixar de ser, parece-me um bocadinho estupido que se diga a uma altura destas (tão pertinho) que o Psd é mais despesista. Que interessa isso? Q ridiculo. Pelo menos, não Rouba tanto. Pelo menos, os seus representantes n comem criancinhas. Esta conclusão só pode ter sido tida por um apoiante do Ps. Ps este que nos conduziu, sim conduziu, senão digam-me quem vai ao volante, para esta crise. Aumento de impostos?? Vale mesmo a pena lembrar quem "jurou a pés juntos" q n aumentava o iva?? Acham mesmo q as pessoas n se lembram?
Na minha opinião, o aumento da despesa n me importa nada, desde que seja utilizada para o bem comum como foi o caso durante a governaçao Psd. Já o contrário me faz um bocado de aflição, tipo TGVs, e Aeroportos d Ota, cenas localisadas e centrais q em nada beneficiam o país, para n falar no guito que se mete ao bolso dos "primos" por entre umas licenças e outras para construir centros comerciais e para n falar também na gestão ruinosa de um pais e da sua actividade economica com imposiçoes de falsas medidas de controlo q mais parecem de regime, tipo asaes e afins. Para n falar também já agora na aplicação do Nosso dinheiro para tapar buracos financeiros das instituiçoes bancarias, provocados palo Roubo desses comcubinas todos.
Mas o que esta malta não sabe, ou pelo menos n se lembra, é da lei do Karma.
E mais n digo
Abraços

1:17 da tarde  
Blogger hugo37 said...

Hei, é verdade,
Sabiam que foi durante a governação PS que houve aquele grande pandemia da gripe A?
Parece-me que houve mais pandemias e doenças infectocontagiosas do tipo corrupção, gatunagem e pedofilia durante os governo PS.

1:20 da tarde  
Anonymous 7 said...

Que engraçado!
Não voto nem PS nem PSD.

O que achei interessante nesta notícia foi reparar que temos Professores Universitários de Alto Gabarito a leccionar nas melhores universidades do mundo. Achei interessante também verificar que tais professores se interessam em estudar as contas públicas de Portugal, o seu país de berço. Grandes avanços!

Não percebo patavina de finanças para poder dizer se o Professor tem razão ou se pelo contrário(!) é o Hugo37.

Grande Abraço.

3:26 da tarde  
Blogger hugo37 said...

É uma boa desculpa ou um óptimo argumento.
No entanto, confesso que me excedi num nivel vibratório no qual não tenho interesse nenhum.
Olha, fraquezas.
Provavelmente nem vou votar, vê lá tú.
Não tenho cultura politica para poder ter dito o que disse nem interesse real em saber disto, mas li e imediatamente se apoderou de mim o opinador.
Serve-me bem a carapuça.
Um abraço e desculpem a explanação com a qual nem Eu concordo verdadeiramente, foi só pra ser do contrário.
Beijos

3:57 da tarde  
Anonymous 7 said...

TI AMO Á MESMA 37!

10:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home