I-Doser é um software que promete fazer sentir sensações físicas e estados alterados de consciência através de determinados sons que afectam o cérebro.
Segundo os responsáveis do site
i-doser.com, as músicas foram compostas através da técnica dos “Binaural Beats”, em que dois tons sonoros de frequências parecidas chegam ao mesmo tempo a cada ouvido e geram um novo tom subsónico (abaixo da velocidade do som). Este tom subsónico, resultante da diferença entre as duas frequências altera a consciência do ouvinte.
Os variados sons “imitam” desde uma euforia intensa até um estado de sonolência. Os seus efeitos são os mais variados e o seu funcionamento depende de como está e se sente o ouvinte no momento da audição, dizem que existe um grupo restrito de pessoas "imune" a esta técnica.
Já é de conhecimento público que o cérebro humano emite determinadas ondas cerebrais e dependendo da frequência destas, o nosso comportamento e percepção do ambiente mudam. E alguns dos equivalentes reais destas "experiências" seriam atingidos com o uso de drogas e de determinados medicamentos, ilegais ou não.
Este fenómeno natural foi descoberto por Heinrich Dove em 1839. Trata-se do Som Binaural: dois sons de frequências similares misturam-se e criam um terceiro, com uma frequência intermediária:
0.5 - 1.5 Hz – Libertação de endorfina, que relaxa e dá prazer.
0.9 Hz – Sensação de euforia.
2.5 Hz – Produção dos efeitos dos opiáceos e endógenos (anestésicos e ansiolíticos).
4.0 Hz – Libertação de encefalina, narcótico com efeitos similares aos da morfina e heroína.
10 Hz – Libertação de serotonina, estimulante que melhora o humor.
14 Hz – Provoca o estado alerta e a concentração.
20.215 Hz – Efeito similar ao do LSD.
30 Hz – Efeito da marijuana.
33 Hz – Provoca hipersensibilidade.
Alguns requisitos para uma utilização correcta:
Ouvir com os olhos fechados;Estar num um local escuro, sem muita movimentação, para que se não seja incomodado;Usar auriculares de qualidade, regulados num volume mediano, nem muito alto nem muito baixo, apenas para sobrepor os sons externos;Relaxar ao ouvir o som ou então concentrar-se nos ruídos.
Relatam os criadores do I-Doser que o seu uso não provoca nenhum dano à saúde física, como as drogas. Porém a mistura (dos sons) ou o uso de forma inadequada pode causar efeitos "indesejados". Não deve ser escutado na companhia de amigos/parceiros pois pode causar relações não desejadas, causando constrangimentos futuros.
“É possível que esses sons façam o que prometem. Sabemos que há uma série de estímulos que alteram o mecanismo cerebral, como acontece com a hipnose. Mas ainda é cedo para sabermos as consequências desse tipo de experiência na Internet, já que é algo muito novo”, afirmou Dartiu Xavier da Silveira, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) especializado no tratamento de dependências.
Vai um estado alterado de consciência?