domingo, janeiro 28, 2007

Só 3 Reflexões

  • "Constitui uma libertação extraordinária apercebermo-nos de que «a voz que ouço dentro da minha cabeça» não é quem eu sou. Então quem sou eu? Sou aquele que se apercebe disso. Sou a consciência anterior ao pensamento."

  • "A linguagem consiste em cinco sons básicos produzidos pelas cordas vocais: as vogais «a, e, i, o, u». Os outros sons, são consoantes produzidas pela pressão do ar: «s, f, g, etc». Acredita mesmo que a combinação destes sons basicos alguma vez poderia explicar quem somos, qual o derradeiro propósito do Universo ou o que é na realidade uma pedra?"

"Descartes: «Penso, logo existo»."(o erro)
  • "A consciência que diz "existo" não é a consciência que pensa. Quando temos consciência de que estamos a pensar, essa consciência não faz parte do pensamento. É uma dimensão diferente de consciência, e é ela que diz "existo". Se não houvesse mais nada dentro de nós a não ser o pensamento, nem sequer saberíamos que estávamos a pensar."

3 Comments:

Blogger ...QUE VOA... said...

Huguito,

Nas minhas aulas refiro Vigotsky e o seu Modelo SocioHistórico. Nele é explicado que há que ter consciência da nosssa consciência.

Esta consciencia só é conseguida através da relação interpessoal, da importância da relação do Eu com o Outro.

Nesta altura da matéria faço ponte para a importancia da Emoções. Pessoalmente acho que são o condimento essencial para que a VIDA seja considerada o melhor prato da Gastronomia Mundial.

Como referes no teu post "Se não houvesse mais nada dentro de nós (as EMOÇÕES) nem sequer saberíamos que estávamos a pensar."

Vale a pena pensar nisto...

5:44 da tarde  
Blogger f said...

Bom apontamento...necessário...tb...útil...e por fim prático...

Joana e bem " Vale a pena pensar nisto..."

B.

9:24 da manhã  
Blogger f said...

O pensamento, é um pau de dois bicos.

B.

10:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home