sexta-feira, junho 29, 2007

por outras luzes

Lei do Tabaco

O Parlamento aprovou ontem a nova lei do tabaco, um diploma mais tolerante do que o inicialmente apresentado pelo Governo e que deverá entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2008.



Alguns dados:

- Autorização aos proprietários dos estabelecimentos mais pequenos de escolher se querem ou não ser espaços sem fumo. Poderá decidir se quer ser um espaço para não fumadores, para fumadores ou para ambos, desde que fique garantida a qualidade do ar para os não fumadores.
- Os estabelecimentos com mais de 100 metros quadrados mantêm a obrigação de serem destinados a não fumadores, embora possam ter um espaço para fumadores, desde que não ultrapasse 30 por cento do total do espaço.
- Os fumadores que insistam em fumar nos espaços proibidos vão ter de pagar multas entre 50 e 750. Os estabelecimentos que permitam o fumo em locais proibidos ficarão sujeitos a coimas de entre 50 e 1000 euros. O limite máximo das coimas para fumadores que violem a lei é contestado pelo CDS-PP, que considera tratar-se de um valor superior ao das multas aplicadas a consumidores de drogas.
- A nova lei proíbe a venda de tabaco a menores de 18 anos, obrigando por isso à colocação de sistemas bloqueadores nas máquinas de venda automática.
- Todos os locais de trabalho dentro de portas ficam abrangidos pela proibição de fumar. A única excepção é para as empresas que criem salas de fumo.
- Passa a ser expressamente proibida a promoção ou o patrocínio de campanhas de promoção ou prevenção de tabagismo a preços reduzidos de produtos de tabaco.

PortugalDiário

CENAS QUE FAZEM COMICHÃO



Uma vez mais e só pra relembrar...



  • Pessoas que usam o recurso à segunda pessoa do plural nos seus discursos.

Aqui fica o desafio: Hipótese a eliminar: "Vós não compartilhais deste ponto de vista? Então continuai a falar assim, ides longe!" (isto é muito mau!) Hipótese correcta: Vocês compartilham deste ponto de vista? Então continuem a falar assim, vão longe!



  • Pessoas que vivem muito "àfrente", -"...já vi, já li, já sei, já pensei, já lá tinha chegado, mais, mais, mais..."

- Plim!! Morreste!! Tanta pressa...tanta perspicácia...tão inteligente...afinal o que vinha a seguir e em letras pequeninas era apenas a seguinte instrução: mastiga devagar, saboreia, aproveita e volta a mastigar, bem devagar. É a vida...conhecer não é apenas tomar contacto com a existencia de...é recontactar, relembrar, reapreciar e poder assim, sim, aprender.
Um abraço e bom fim de semana



"a modernidade mais recente tem visto os sistemas de sentido e de ordem social tradicionais postos em causa. A experiência comum às actuais gerações parece ser a experiência da flexibilidade, da descontinuidade, do risco, da fluidez com que têm de lidar na estruturação dos seus projectos de vida. Quando tudo parece caótico, incontrolável e inseguro, o único suporte que resta como representante de si mesmo, relativamente estável e durável no tempo e no espaço, é o corpo próprio."

in: Marcas que Demarcam o Corpo, tese de doutoramento do autor Vítor Sérgio Ferreira, sociologo.

quinta-feira, junho 28, 2007

O Guru

O Barbosa tem razão...

Eis a explicação da vida.
No primeiro dia, Deus criou a vaca. Deus disse:"Tens que ir para o campo com o agricultor durante todo o dia e sofrer de baixo do sol, e dar leite para sustentar o agricultor. Eu dar-te-ei uma vida de 60 anos."A vaca disse:É uma vida dura que tu queres que eu viva durante 60 anos. Dá-me somente 20e eu devolvo-te os outros 40". E Deus concordou.

No segundo dia, Deus criou o cão. E disse:"Senta-te todo o dia perto da porta da tua casa e ladra para qualquer pessoa que entre ou que passe por perto. Eu dar-te-ei 20 anos de vida." O cão disse:"Isso é muito tempo para estar a ladrar. Dá-me somente 10 e eu devolvo -teos outros 10".Deus concordou.

No terceiro dia, Deus criou o macaco.E disse:"Distrai as pessoas, faz truques de macaco e fá-los rir muito. Eu dar-te-ei 20 anos de vida.O macaco disse:"Que cansativo, truques de macaco durante 20 anos!? Acho que não. O cão devolveu-te 10 anos e é o que eu vou fazer também, ok? "Deus concordou.

No quarto dia, Deus criou o Homem.Deus disse:"Come, dorme, brinca, diverte-te. Não faças nada, simplesmente diverte-te.Eu dar-te-ei 20 anos de vida".
O Homem disse:"O quê!? Só 20 anos? Nem pensar! Vamos fazer o seguinte: eu fico com os 40anos que a vaca devolveu, com os 10 do cão e os 10 do macaco. Isso faz 80.Pode ser?"."Ok", disse Deus. "Negócio fechado."
É por isso que durante os primeiros 20 anos comemos, dormimos, brincamos,divertimo-nos e não fazemos nada.Os 40 anos seguintes, sofremos ao sol para sustentar a nossa família, os 10 seguintes fazemos figura de macaco para entreter os nossos netos e os últimos 10 anos sentamo-nos na varanda e "ladramos" a toda a gente.

Está explicada a vida!
diz o barbosa muito convicto filosoficamente:

"não sou o que sei o que sinto"

olé

nas fontainhas, sj

quarta-feira, junho 27, 2007

continuação de boa semana

terça-feira, junho 26, 2007

A Luta está de volta


Olá amigos e amigas. Tou de volta.

Ausentei-me por modos de ser pai mas agora no rescaldo e aceitando o caracter permanente do cargo vou-me habituando e arranjando tempo para mim.


A luta ficou mais rica, pá e agora, pá, camaradas, faço-me acompanhar do meu filho na jornada da vida.


Desta feita, pá, a luta sai à rua não para reclamar sobre o custo da vida, pá, mas para dizer umas palavras de descontentamento, pá, em relação aquele que é o nosso actual sistema social.

Um gajo nasce, pá, e vê-se imediatamente confrontado com certas e determinadas situações, pá, menos agradáveis, pá, como sejam, pá, por exemplo, a obrigatoriedade de ter numero de contribuinte, pá. No meu tempo não era assim, pá.

Um individuo precisa de ser inscrito num centro de saude, pá, para poder receber os primeiros cuidados básicos como sejam algumas vacinas e umas visitas a um médico pediatra durante os primeiros tempos da sua vida, pá, e imediatamente se vê confrontado com a necessidade de tar inscrito nas finanças, pá. Já pra não falar, pá, da segurança social, pá, que para a atribuição do devido abono de familia, pá, exigem o quê? A inscrição nas finanças, pá.

Ora, isto, pá, para mim e para o gonçalo, pá, não é mais do que um mega lobbi, pá, para mamar àconta do povo, pá. A gente nasce, pá, e leva logo um numero, pá, como as vacas, pá, marcadas para abate. Não há forma de escapar.

Por isso, camaradas, antes mesmo de inscrever o gonçalo nas finanças, pá, fui ao dragão e inscrevi-o como socio, logo pra começar,depois, pá, fui à sede do PCP, pá e tirei logo um cartão de militante, pá, a seguir, fomos tentar a sorte na loja maçónica do Porto, pá mas disseram-nos que era muito novo, talvez um dia mais tarde, assim aproveitei e inscrevi-nos logo em meia duzia de sindicatos. De seguida, pá, fomos comer uns tremoços e beber uns finos, que a luta precisava de molhar a palavra, pá, e só depois, pá, é que fomos às finanças, pá.


Dá-lhe, Gonçalo!!!!


-"...quiriquiriquiriquiriqui.......é finanças antes da saúde, é impostos antes da consulta, é o numero antes da recruta, a reacção..........quiriquiriquiriquiriqui....."

(Ps: não sou comunista. o texto é em jeito de paródia a um episodio real)

sábado, junho 23, 2007

boas marteladas

As Festas Joaninas têm origem na tradição judaico-cristã, na crença no Apóstolo João. Nas Fontainhas, zona imortalizada pelo povo do Norte, pode ver-se uma representação do baptismo de Cristo, feito por S. João Baptista. Segundo a bíblia, João nasceu para mostrar o que aconteceria com o nascimento de Cristo, daí o terem confundido com o prometido Messias. A importância de João nunca foi esquecida pelos católicos. Mas mesmo aqueles que não seguem esta filosofia de vida se sentem atraídos por estas festas. Não se limitando a honrar o nome de um homem dedicado a Deus, o S. João é uma festa para honrar o que de melhor temos: os nossos amigos, a nossa família, a nossa vida.

De origem européia, as Fogueiras Joaninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã do solstício de inverno em árvore de Natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de Junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João européias (da Estônia ao Portugal, da Finlândia à França).
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do Verão europeu tinha as suas raízes num acordo feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
Segundo o historiador portuense Germano Silva, foi nas Fontaínhas que nasceu a Tradição do Martelo. "Um senhor de Rio Tinto que tinha uma fábrica de plástico lembrou-se de ir vender martelos para a Queima das Fitas e como sobrou uma grande quantidade foi vender para o S. João e fez um grande sucesso".

quarta-feira, junho 20, 2007

terça-feira, junho 19, 2007

notícias boas



POIS É MEUS AMIGOS, JÁ NASCEU O
JOÃO MARIA SOUSA GUEDES DURÃO MAGALHÃES!!
FOI ÁS 17H40M (+/-), NASCEU COM 3.510GRS E 51CMS!
JÁ VEM CRIADO!!!
O PARTO FOI DE CESARIANA E CORREU TUDO BEM!
MÃE E FILHO ESTÃO BEM, O PAI UM POUCO INCONTROLADO (…) E A TIA ESTÁ MUITO, MUITO FELIZ !!!
(mais um pretendente da minha Martinha!!!)
BEIJOS PARA TODOS


OBS: Obrigado FILIPA SAMPAIO

WinStone





segunda-feira, junho 18, 2007

Quando sai...publica-se

domingo, junho 17, 2007

na feira

É mesmo assim



Esforça-te, tenta, e verás o resultado.
Ri, pinta a manta, pula, anima, motiva, chora, incentiva, desespera, abraça, conforta, grita, dança, insulta (-te), bate palmas, enfim, faz de tudo para que o mundo seja um carrocel. Um mundo cheio de cores, movimento, música, luzes, alegria, muita alegria. Um carrocel que gira no seu próprio tempo, equilíbrio entre a música, o movimento, as luzes para sentires que andas na maior montanha russa deste mundo. Rápida, muito rápida, cheia de estímulos, gente que grita que não sabes se é de prazer ou de aflição, mas também não tens de saber, que olha para todos os estímulos e não fixa nenhum a nao ser o da própria vida.
Vive, permite-te absorver todos os estímulos do carrocel em que andas e verás que estás feliz!
Ficaria eu bem se não comentasse o espectáculo multimédia gratuito organizado pela sagres? Não, claro que não.Porquê? Eis as razões:
- 1º pelo gang que se juntou no jantarinho;
- 2º pelo tasquinho escolhido pelo nosso amigo Maurício que tinha umas execelentes iscas de bacalhau, um bom vinho verde branco e umas senhoras muito muito bem dispostas e educadas;
- 3º no que diz respeito ao concerto, antes da entrada de Tiësto, um Dj fantástico que não faço a mínima ideia quem seja e, após a sua actuação, uma voz cuidada mas um pouco desaproveitada, uma vez que fez grande ovação à sagres por ser o patrocinador deste espéctáculo(a determinada altura pensei estar na feira popular);
- pelo Tiësto (considerado por três anos consecutivos o melhor DJ do Mundo pela revista DJ Magazineser) só percebi o porquê do seu êxito, não quando estava no meio da multidão mesmo à sua frente, mas sim quando resolvi vir embora (em frente ao mercado Ferreira Borges estava um enorme ecran onde se podia ver como ele trabalhava e o gozo que estava e tinha em pôr música). O delírio do público e o seu estavam em sintonia. Bem que eu sorria para o ecran com o cansaço a bater e a vontade de dançar a nascer;
- 4º pelo estridente espectáculo multimédia que cobriu a Ribeira do porto com as cores de Portugal. Formas geométricas cobriram o cubo que com tanto movimento parecia girar.
- 5º pelo facto de ter associado que, realmente as "drogas" têm uma relação directa com o egoísmo. Milhares de pessoas de braço no ar no culto ao DJ, usando como costumo dizer "pálas como os burros" que apenas permitiam um olhar fulminante e penetrante para o enorme palco onde Tiesto com o seu jeitinho tocava nas várias mesas e aparelhos que faziam com que ouvissemos aquele MARAVILHOSO som.
- 6º Fiquei um pouco abismanada comigo mesma quando percebi que nao me permiti relaxar, entregar (como era a minha expectativa) a um acontecimento desta natureza. A gente nao era bonita (para ser mais sincera, nada limpa), tinham apenas uma visão unifocal provocada pelas pálas (o que me fez muita confusão) e o ambiente era propício a grande confusão (um simples empurrão poderia ser fatal).

P.S. Apesar dos inúmeros reflexos negros provocados em mim pelos milhares de pessoas, nao posso deixar de referir (é-me mesmo impossível) que a tshirt branca de Tiesto sobressaiu e fez brilhar e iluminar a ribeira do porto.

sexta-feira, junho 15, 2007


O "disc-jockey" holandês Tiësto, considerado por três anos consecutivos o melhor DJ do Mundo pela revista DJ Magazine, vai actuar em 15 de Junho na Ribeira do Porto, num espectáculo multimédia gratuito, anunciou a organização.

"Vai ser uma festa de luz e som sem precedentes, com o maior espectáculo multimédia alguma vez realizado no Porto", refere, em comunicado, a cerveja Sagres, que pretende instalar na Ribeira o "maior bar de sempre, com cerca de 100 metros de balcão e uma pista de dança bem característica, com o Douro e as caves de Gaia como pano de fundo".
A organização espera juntar à beira-rio "cerca de 100 mil pessoas".


© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

TIESTO no YouTube

quinta-feira, junho 14, 2007

check-in

quarta-feira, junho 13, 2007

" parto alegre ", cartoon de Munguía, humorista da Costa Rica

sábado, junho 09, 2007

cortoon de Tute, humorista argentino

sexta-feira, junho 08, 2007

Agostinho da Silva no Museu da Imprensa


A mostra é composta por cerca de meia centena de publicações, nomeadamente revistas, jornais e livros. Um conjunto de painéis biográficos conta a vida e percurso profissional de Agostinho da Silva.


Agostinho da Silva nasceu e estudou no Porto. Foi perseguido pela ditadura e esteve exilado no Brasil, onde escreveu o livro Considerações. Regressa definitivamente a Portugal em 1969. Revista Águia, Seara Nova, Semanário de literatura e crítica, O Diabo e os célebres "Cadernos de Cultura" foram alguns dos espaços onde Agostinho da Silva registou os seus pensamentos. Morreu em 1994.


"A primeira condição para libertar os outros é libertar-se a si próprio; quem apareça manchado de superstição ou de fanatismo ou incapaz de separar e distinguir ou dominado pelos sentimentos e impulsos, não o tomarei eu como guia do povo; antes de tudo uma clara inteligência, eternamente crítica, senhora do mundo e destruidora das esfinges; banirá do seu campo a histeria e a retórica; e substituirá a musa trágica por Platão e os geómetras. Hei-de vê-lo depois de despido de egoísmo, atente somente aos motivos gerais; o seu bem será sempre o bem alheio; terá como inferior o que se deleita na alegria pessoal e não põe sobre tudo o serviço dos outros; à sua felicidade nada falta senão a felicidade de todos; esquecido de si, batalhará, enquanto lhe restar um alento, para destruir a ignorância e a miséria que impedem os seus irmãos de percorrer a ampla estrada em que ele marcha."


(Agostinho da Silva - Compreensão Sábia e Activa)



A mostra pode ser vista até 17 de Junho, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.

quinta-feira, junho 07, 2007

Novas Tendências

A lista de "crazy" terapias é demasiado grande para a reproduzir aqui, mas Singer e Thaler descrevem as seguintes:

1- Leonard Orr desenvolveu a energia de respiração e a teoria do renascer. De acordo com Orr, se aprende a respirar energia, pode inspirar doenças e dores fisicas e emocionais.

2- Marguerite Sechehaye e John Rosen praticam a teoria da regressão e de tornar a dar à luz. O terapeuta torna-se o pai adoptivo do paciente para compensar o terrivel papel que os verdadeiros pais tiveram.

3- A teoria de Jacqui Shiff é que o paciente deve usar fraldas, chuchar no dedo e beber de um biberão para ser curado.

4- Sondra Ray e Bob Mandel acreditam que os seus problemas se devem ao modo como nasceu. Eles vão ajudá-lo a renascer, correctamente desta.

5- John Fuller, Bruce Goldberg, Brian Weiss, Edith Fiore, Richard Boylan, David Jacobs, Budd Hopkins e John Mack usam hipnose para descobrir o passado ou as vidas futuras do paciente bem como os seus raptos por extraterrestres, como um passo para o "ajudar".

6- A teoria de John Bradshaw é que tem uma "criança interior" que deve cuidar, se quer ser saudável.

7- Arthur Janov pratica a Terapia Primal. De acordo com Janov, o paciente deve libertar-se da Dôr Primal que pode ser erradicada apenas aprendendo o Modo Correcto de Gritar.

8- O Processo da Nova Identidade (PNI) de Daniel Casriel inclui gritar, o que alegadamente desbloqueia o que está bloqueado. O grito de Casriel é um grito melhor que o de Janov.

9- Nolan Saltzman pratica a Psicoterapia do Bio Grito. O seu grito é melhor que o de Casriel ou de Janov porque tem mais Amor nele.

...

Muitos terapeutas New Age parecem esquecer factos que qualquer terapeuta toma em atenção. Por exemplo, todos esses terapeutas desenvolvem teorias que excluem a possibilidade de um paciente poder ter um problema fisico. Nenhum paciente está fisicamente doente, Nenhuma desordem mental é bioquimica. Nenhum paciente é responsável pelos seus problemas. É sempre outra coisa ou alguem que tem a culpa. Aparentemente, nenhum paciente mente, engana, distorce, racionaliza, erra, etc. Se um paciente tem uma "falha", é porque não confia em absoluto no seu terapeuta. Seria extraordinário descobrir que pessoas mentalmente perturbadas não teem falhas no seu carácter moral. Contudo, os defensores destas terapias parecem tratar todos os pacientes como se fossem crianças inocentes, incapazes dos mais pequenos pecadilhos.

A maioria dos terapeutas discutidos por Bikel, Singer e Lalich parecem ignorar o seu papel junto do paciente. Condicionam o paciente, encaminham-no e plantam noções nas suas mentes. Dão-lhes livros e videos, não para ajudar o paciente, mas para inculcar no paciente a crença nessas novas terapias. Fazem-no durante hipnose, sessões de grupo, etc. E a seguir essas noções são "recuperadas" e oferecidas como validação das suas técnicas terapeuticas e teorias. Em vez de fornecer uma terapia real, estes terapeutas mergulham os pacientes nas suas visões do mundo.

Uma psicoterapia é uma técnica de tratamento para desordens mentais e emocionais. As terapias New Age, contudo, não passam de uma mistura de metafisica, religião e pseudociência.
http://skepdic.com/brazil/terapiasne.html

Mas há quem acredite nelas!

quarta-feira, junho 06, 2007

Acasos muito esclarecedores


Explicação do dito artigo:

1.Sabem em que consiste a "manutenção" do site do ministério da justiça? Não? Ok! Eu esclareço: trata-se de actualizar conteúdos, um trabalho que provavelmente muitos dos vossos filhos fazem lá na escola ou em casa "com uma perna às costas". Por falar em "costas" acham que o ministro Costa recorreu ao ATL e pediu um puto qualquer para tratar do assunto? Não! Trata-se de uma tarefa altamente técnica que justifica uma remuneração de 3.254,00 euros mais o subsídio de almoço, claro!!!

2. E sabem quem tem o perfil adequado a essa extremamente especializada função? Não? Ok! Eu esclareço. Trata-se de Susana Isabel Costa Dutra. Susana Isabel Costa Dutra, é (por uma acaso daqueles que só acontecem... em Portugal !) filha do ministro Alberto Costa.

Só pra abardinar um bocadinho...


Camaradas, no seguimento da boneca "hentai" publicada no inicio da semana, pá, e porque julgo que todos ficamos desconsolados com as publicações seguintes, pá, e numas de poder também "encher" os egos das camaradas femeas, pá, cumprimento-vos em nome da luta, pá, com uma cena escaldante de amor, pá, passada entre um estimado hópede de um hotel, pá, e a menina do room service, pá.

Obrigados, pá, camaradas, pá, e até sempre, pá.


PS: Qualquer dia vou reclamar publicamente das pessoas que usam com uma frequencia enervante, os recursos linguisticos "pá" e "camaradas". A odete Santos que me desculpe, mas hoje em dia temos outras "cenas", "man" muito mais "à frente", "tás a ber"...~

Abraço

terça-feira, junho 05, 2007

2007-Ano das Comemorações do Centenário de Hergé




cartoon de luis parejo
biografia de Hergé
Tintin.com

gostas de cartoons, tens algum porreiro?

Sector Provedor do L.A. informa: há mulheres que matam!





Revolta contra a paridade...


S´a foda a paridade, oblá.

Um gajo muito bem e tal a ver bonecas "manga" "hentai", boas, desenhos estremamente artisticos e inspiradores e vê-se confrontado com certas e determinadas situações, pá, daquelas que nos remetem, pá, pra zonas do ser, pá, menos confortáveis, pá, apenas por simpatia política, pá. Que é prás gajas curtirem umas de nice, man.

Oda-se, pá, um gajo não é apologista dos preconceitos, pá, mas a paridade, pá, tem limites.

A luta sai à rua, pá, pra manifestar o direito à indignação, pá, e lembrar os camaradas femeas, pá, que lá porque um gajo publica umas cenas de cariz artistico, pá, elas devem ser encaradas como isso mesmo, arte, pá, e nem por isso devemos ser obrigados, pá, a agradar Gregos e Troianos, pá, publicando imediatamente, pá, algo que as agrade.

A boneca "hentay", pá, não teve a atenção merecida, pá, nem possibilitou a dose de imaginário, pá, a que um camarada tem direito, pá. Portanto, pá, em nome da luta, pá, vos brindo, camaradas pá, pá, com esta extraordinária exemplar, pá da arte de bem desenhar e colorir, pá, aliás, actividade essa, pá, de caris extrememente didático, pá, até prós nossos jovens, pá.

segunda-feira, junho 04, 2007

Os meus olhos