Mika
**RELAX:TAKE:IT:EASY**
urba-tribe
esta a maior palavra da língua portuguesa, com 46 letras, ganhou registro oficial pela primeira vez em 2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. "Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis", o nome da doença em inglês, é também a maior palavra do idioma, com 45 letras.
O espanto chegou pela televisão. em finais de Agosto viram-se imagens pouco habituais de monges budistas a marchar sobre Rangoon, em protesto contra a Junta Militar birmanesa. No final de Setembro já contavam mais de 200 sacerdotes mortos e centenas de detidos (os monges budistas da antiga Birmânia distinguem-se dos tibetanos essencialmente por praticarem o budismo zen). A União Europeia e os Estados Unidos reforçaram as sanções a Myanmar -nome que o regime militar atribui ao país em 1989, um ano depois do extermínio de cinco mil opositores. As Nações Unidas nomearam um enviado especial Ibrahim Gambari, para tentar convencer os generais a responderem aos protestantes com palavras em vez de armas. Mas nada disto surtiu grande efeito. Segundo o enviando especial do jornal inglês The Observer à antiga colónia inglesa, «depois da esperança de que algo mudasse, os birmaneses sentem agora solidão e medo».
A palavra superstição surgiu há bem pouco tempo numa curta troca de palavras.
"Conta-me como foi" é uma série de ficção adaptada da série espanhola "Cuentame como pasó".
"Conta-me como foi" retrata, acima de tudo, o modo de viver e pensar de uma sociedade ainda fechada sobre si, os papéis e as ambições sociais de homem e mulher, de jovens e idosos, os tabus de uma época e a gradual e desconfiada abertura a novas mentalidades.
rtp 1, domingo à noite
O contentamento, explica Nicole, é o pré-requisito da Yoga. “Para ser feliz é necessário sentir-se contente. Mas como ficar contente num momento tão desagradável quanto o momento de se estar parado numa fila de trânsito?”
Controle mental – Quando estiver parado, fixe sua atenção sobre uma das luzes pequenas do painel. Olhe para esse pontinho por dois segundos até enxergá-lo precisamente. Quando seus olhos estiverem acomodados nesse local, escolha um outro alvo longe (pode ser o pontinho da placa do carro da frente ou um ponto no topo de uma torre ou antena) para acomodar novamente o olhar. Fixe-o também por dois segundos, não mais que isso. E sempre que estiver parado, hein? Em movimento, esse exercício prejudica mais do que ajuda.
O SUDÃO é o maior país do continente Africano e uma antiga colónia britânica que sofreu, desde praticamente a independência, uma guerra entre o norte (maioritariamente árabe e que tem vindo a ser governado por partidos que assentam a sua autoridade no crescente fundamentalismo religioso) e o sul (de população maioritariamente africana e um longo passado de exploração pelo norte relacionada com o comércio de escravos).
Parece que o fcp não fazia um início de campeonato tão positibo há... 58 ános, ainda o futevol era jogado em terra vatida e o Mourinho não existia, imagine-se! Mais um loubor pá caderneta do nosso padrinho Pinto da Costa e uma honra pá, pa todos os adeptos da modalidade. Pois quem manja da cena, morre de bergonha ao ber o Benfica e a outra associação recreativa da Mouraria jogar no estrangeiro. É pá, é que debiamos apreender os passaportes aos gajos, pá, por uma questão de imagem e prestígio nacionale, pá, interesse púvlico!Fácil? Nem tanto. O problema é conseguir obter a celulose, um processo simples para os insectos que dela se alimentam diariamente em grandes quantidades mas complicado quando a questão é extraí-la por vias artificiais. A celulose é uma molécula forte por natureza. Desenvolveu-se como uma espécie de portecção das células das plantas, quando estas fizeram a ´mudança`dos oceanos para terra firme, há cerca de 400 milhões de anos. Outro problema é que a resistência desta molécula torna dificil a introdução das enzimas, de forma a desdobrar a celulose nos açucares para a fermentação. Mas, acima de tudo, o custo de todo o processo impede a visão de um futuro em que as plantas ´dão gás` aos automóveis. E não é por falta de investimento. Este ano, grandes multinacionais como a BP anunciaram um investimento de mais 300 milhões de euros nesta forma de desenvolver combustível. E o esforço vai ser feito em conjunto com um instituto criado para o efeito e duas universidades. À medida que vão caindo os mitos sobre o etanol obtido a partir do milho, por exemplo- uma fonte de combustível «mediocre», segundo alguns especialistas americanos - a celulose vai sendo um argumento mais forte. E mais verde: não seria necessário, para o efeito, continuam os defensores, arrancar todas as flores do planeta para sustentar uma produção que saciasse a procura. A fonte deste combustível é muito prosaica. Da mais simples relva a outros vegetais não usados nas culturas ou na alimantação, seria possivel continuar a lógica cromática dos nossos tempos: que o mundo se mantenha verde.
Ricardo Nabais in SOL
“As fantasias tirânicas da nossa própria perfeição infiltram-se até nos ideais mais simples, Darwin e Freud de mãos dadas, para que qualquer ideal possa tornar-se em mais uma desculpa para o castigo. As vidas dominadas por ideais impossíveis, como honestidade total, conhecimento absoluto, felicidade perfeita e amor eterno, são vivenciadas como um fracasso contínuo.”